Shri Mataji Nirmala Devi

domingo, 22 de julho de 2012

What are Subtle Energies


Extratos do artigo “What are Subtle Energies?” de William A. Tiller

Journal of Scientific Exploration, Vol. 7, No 3, pp 293-304, 1993

What are subtle energies?

William A. Tiller

Resumo – Uma breve discussão é dada de um conjunto de fenômenos experimentais anômalos que são inexplicáveis baseado somente nas quatro forças aceitadas operando no universo físico. Possíveis explicações requerem a definição da existência de energias sutis. Usando a descrição quanto-mecânica, o fundamento do funcionamento da energia sutil é traçada (...). Uma breve discussão é dada de como nós podemos detectar confiavelmente as energias sutis e (...).

 Introdução – Até a presente data, na ciência convencional, nós descobrimos quatro forças operando no universo através do qual tentamos explicar todos os fenômenos observáveis do universo. São elas: força nuclear forte, força nuclear fraca, força eletromagnética e força gravitacional. Claro que a energia associada a qualquer uma dessas forças é a apenas a integral da força em questão com distância. Contudo, por muitas décadas, um corpo crescente de dados experimentais tem aparentado serem inexplicáveis baseados nas considerações destas quatro forças somente, e esses dados requerem a presença e ação do que chamaremos de energias sutis para uma explicação satisfatória. Energias sutis são então todas as energias necessárias para explicar esta classe de fenômenos além das quatro energias fundamentais que nós já aceitamos e conhecemos.

Fenômenos anômalos precisando de um racional da energia sutil – Como um exemplo final de um fenômeno de energia sutil, vamos selecionar os remédios homeopáticos. A prática médica da homeopatia foi grandemente empregada no último século (...). O ponto de interesse singular em relação ao remédio homeopático é que sua potência torna-se cada vez maior à medida que ele é progressivamente diluído em água. A alta potência, em média, tem menos do que uma molécula da erva física por centímetro cúbico da solução homeopática. Este comportamento não pode ser explicado usando nosso paradigma científico convencional e demanda uma explicação ao nível da energia sutil.


Discussão - Deste modo, a sugestão que os fenômenos anômalos mencionados aqui são o resultado de interações eletromagnéticas entre humanos e suas vizinhanças não é possível porque os dados experimentais disponíveis indicam que os campos chave levando a estes fenômenos anômalos devem ser independentes da distância. O que está sendo sugerido aqui é que um ou mais campos sutis operando a um nível substrutural do estado do vácuo cria uma distribuição potencial do espaço de cinco a seis dimensões que é impresso globalmente no nosso espaço de quatro dimensões (...).

Conclusão – Energias sutis são energias reais que não são observáveis diretamente porque eles funcionam no nível do “vácuo”, o mar de Dirac caótico de energia negativa. Eles podem ser convertidos a um observável em nossa condição humana presente somente por intermédio de um transdutor. Hoje, esses transdutores são primariamente seres vivos. Elas explicam uma grande classe de fenômenos observados experimentalmente que são inexplicáveis baseado somente no paradigma científico aceito das quatro forças conhecidas operando no universo físico. Um potencial conhecido, o potencial do vetor magnético, parece desempenhar o papel de ponte entre as energias sutis e não-observáveis e as energias observáveis fisicamente associados aos campos elétricos e magnéticos.

Link para o artigo: http://db.tt/ZMoXnnE6