Shri Mataji Nirmala Devi

domingo, 22 de julho de 2012

Consciência sem pensamentos



  
O estado meditativo representa o estado de consciência sem pensamentos. Esse é o estado em que devemos buscar para nós. A consciência sem pensamentos deve ser uma constância em nossas vidas. Devemos buscar essa constância. A consciência sem pensamentos não pode ser alguns minutos de nosso dia-a-dia. A consciência sem pensamentos deve preencher todo o nosso tempo. O estado meditativo não é algo em que você entra e sai. É algo que permanece e se reforça quando meditamos. A meditação é a oxigenação, o combustível para a permanência do estado meditativo ou a consciência sem pensamentos. Certamente, a durabilidade da consciência sem pensamentos aumenta com o tempo, com o desejo e a disciplina do iogue. Muitos no início, durante a meditação, mal conseguem evitar os pensamentos. Existem várias técnicas que ajudam a esvaziar a mente de pensamentos durante a meditação, mas não serão mencionadas aqui. À medida que o tempo passa, o desejo e a disciplina do iogue aumentam, ele vai aumentando o tempo de consciência sem pensamentos durante a meditação até conseguir ficar a meditação inteira em estado de consciência sem pensamentos. Em seguida, o iogue vai aos poucos extrapolando esse período de consciência sem pensamentos além do tempo de sua meditação, no seu dia-a-dia. E isso vai aumentando aos poucos, de acordo com seu desejo e disciplina até preencher todo o seu dia.
Mas, como ficar o dia inteiro em estado de consciência sem pensamentos? Como pode-se ficar sem pensar quando é necessário trabalhar e estudar, ler e escrever? Na verdade, o estado de consciência sem pensamentos não representa um vazio na mente. Em primeira instância, é o estado de estar permanentemente no meio, no canal central, vivendo o presente. Então, se você está meditando, realmente nenhum pensamento deve povoar sua mente no estado de consciência sem pensamentos. Se você está caminhando, você só pode manter sua atenção no ato da caminhada. Se você está sentado olhando a natureza, a sua atenção tem que estar exclusivamente na apreciação da natureza. Se você está lendo um livro, sua atenção deve estar exclusivamente no ato de ler aquele livro. Se você está trabalhando, sua atenção deve estar totalmente focada no seu trabalho. Se você está estudando, sua atenção deve estar exclusivamente focada no estudo. Se você está comendo, sua atenção deve estar totalmente focada no seu ato de comer e a degustação da comida. Ou seja, se você está completamente focado naquilo que faz, em cada momento de sua vida, sem oscilar entre pensamentos do passado ou do futuro, você está em estado de consciência sem pensamentos, você está em estado meditativo.

A atenção é a nossa "arma" mais poderosa. Somos todos a nossa atenção. Seja onde sua atenção estiver, lá é onde você está, eternamente no presente, não importa onde ou o que esteja fazendo. A atenção é o nosso maior tesouro. Todos querem nos roubá-la, a todo momento, inclusive este texto, neste momento. Nossa sociedade moderna nos leva à dispersão completa de nossa atenção, exatamente para nos manter em um tipo de hipnose constante. Com isso, estamos sempre longe de nós mesmos. Estar em meditação, em consciência sem pensamentos é dedicar nossa atenção a nós mesmos, a nossa experiência direta com o presente, longe dos sofrimentos que as memórias do passado e as ânsias do futuro nos trazem.

O que nós ganhamos com o estado permanente de consciência sem pensamentos? Nós ganhamos qualidade de vida. Nós melhoramos nossa produtividade no trabalho e nos estudos. Nós passamos a apreciar a beleza da vida com mais intensidade. Em última instância, nós nos tornamos completamente felizes e equilibrados. É isso que Deus deseja para nós. O estado de completa união com Ele, o estado de consciência sem pensamentos.