Shri Mataji Nirmala Devi

domingo, 22 de julho de 2012

Os fonemas do mantra AUM


A vogal A (á) é uma vogal aberta (vogal articulada ao abrir o máximo da boca). A vogal A(á) do mantra primordial AUM é usada para equilibrar o canal esquerdo (Ida Nadi). Observando o significado fonético da vogal A(á), vemos que ela tende a imprimir a máxima força para remover o estado letárgico do canal esquerdo desequilibrado.
A vogal U (ú) é uma vogal fechada (vogal articulada ao abrir o mínimo da boca). A vogal U(ú) do mantra primordial AUM é usada para equilibrar o canal direito (Pingala Nadi). Observando o significado fonético da vogal U(ú), vemos que ela tende a imprimir a mínima força possível de modo a moderar o estado excitado do canal direito desequilibrado.
A consoante M é uma consoante nasal (o ar sai pelo nariz, ao invés da boca) e bilabial (contado dos dois lábios para produzir o som). A vogal M do mantra primordial AUM é usada para equilibrar o canal central. Quando pronunciamos a vogal M do mantra primordial AUM prolongadamente, observamos que esse som é ressonado na caixa craniana, e poderíamos entender como se esse som estivesse abrindo passagem entre o ego e superego para elevar a Kundalini até o Sahasrara.